terça-feira, 26 de abril de 2016

JEMG - 2016

Os Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2016 é o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2004, 2003 e 2002) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2001, 2000 e 1999).
As modalidades disponíveis no JEMG/2016 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, rugby, skate, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de rugby e skate acontecem em caráter de demonstração.
Os Números dos Jogos
Mais de 160 mil alunos
8 mil professores
16 mil profissionais envolvidos
3 mil empregos diretos
8 mil indiretos
Cerca de 500 mil espectadores.
As etapas do JEMG
A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional, que acontece no período de 11 de abril a 29 de maio. O Estado é divido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino − SRE, ligada à Secretaria de Estado de Educação, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.
A etapa regional acontece em 6 municípios do Estado, no período de 20 a 26 de junho, com as competições de basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
A 4ª etapa é a estadual e acontece em dois períodos. Nela disputam os campeões das 6 regionais (modalidades coletivas, atletismo, vôlei de praia e xadrez), incluindo as modalidades badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa e voleibol de praia. Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: bocha, futebol de 5, futebol de 7, goaball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. No período de 11 a 16 de julho acontecem as competições das modalidades individuais e paralímpicas e no período de 1º a 7 de agosto acontecem as competições das modalidades coletivas.
fonte:http://jogosescolares.esportes.mg.gov.br/jemg/

terça-feira, 19 de abril de 2016


Douglas gomes de souza

Você sabia que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil? A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.


A literatura infantil é a porta de entrada para um universo lúdico e cheio de possibilidades. Uma criança que recebe o estímulo à leitura certamente será um adulto leitor, e todos nós sabemos dos incontáveis benefícios que o hábito de ler proporciona em diversos aspectos da nossa vida. Para divulgar a literatura e assim conquistar novos adeptos, foi instituído o Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado a cada 2 de abril.
Mas será que você sabe por que o Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado no dia 2 de abril? Bom, a data não foi escolhida ao acaso, já que o dia 2 de abril é o aniversário de nascimento de um dos mais importantes nomes da literatura infantil, o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Andersen não foi o primeiro a escrever para o público infantil, mas é considerado o primeiro autor a adaptar fábulas já existentes para uma linguagem mais adequada ao universo dos pequenos.